05/12/2017

OverBr - PlastCoLab o brinquedão tecnológico da Av Paulista

Batizada de PlastCoLab, iniciativa busca inspiração no movimento maker para apresentar a versatilidade e o potencial de transformação do plástico.

Com a proximidade do Natal, a avenida Paulista, conhecida como coração de São Paulo, ganha ainda mais visibilidade com as decorações típicas desta época do ano. Porém, quem promete roubar a cena este ano não são os adereços natalinos.

O Mega cubo

A surpresa desta vez será um cubo mágico, icônico brinquedo dos anos 80, com nove metros de altura. Nele começou a funcionar o PlastCoLab, um makerspace pop up de três andares que oferece gratuitamente experiências ligadas à inovação, criatividade, conhecimento, associadas à versatilidade do plástico e seu potencial de transformação.

A ação, que acontece entre 3 e 17 de dezembro, é realizada pelo Movimentos Plástico Transforma;  Pertencente ao Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), uma iniciativa setorial;  E funcionará de terça a sexta, das 11h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 18h.

O PlastCoLab terá como mote principal o movimento maker, uma extensão da cultura do "faça você mesmo";  Que tem como base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.  Esta filosofia estará presente por todo o PlastCoLab como, por exemplo, no espaço Expo; 

No primeiro andar da instalação, onde será possível ver de perto o funcionamento da impressora 3D criada pela Made In Space;  Empresa norte-americana líder no desenvolvimento de impressoras 3D para operação em gravidade zero e fornecedora da NASA.  A máquina foi utilizada por astronautas para a produção de ferramentas utilizando o plástico feito a partir de fonte renovável, cana de açúcar, fornecido pela Braskem.

Alta tecnologia

"O PlastCoLab vai trazer ao público de um jeito interativo e moderno a alta tecnologia e a contemporaneidade dos produtos que utilizam o plástico como matéria-prima.  Acreditamos que é importante aproximar a sociedade deste produto, dando a todos a possibilidade de participar de oficinas colaborativas, criando seus próprios projetos";  Enfatiza José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST.

"Queremos aproximar a população das novas tecnologias e mostrar, de forma prática, o quanto a versatilidade do plástico já faz parte das nossas vidas e como ele continuará importante no futuro";  Diz Edison Terra, Vice-Presidente Executivo da Braskem.

Andares e atrações:

O PlastCoLab será dividido em três andares.  No primeiro andar haverá uma série de exposições interativas, entre elas o hockey de robôs;  Uma demonstração das inúmeras possibilidades da robótica, e os Bonecxs para Todxs;

Brinquedos criados pelo pessoal da MiranteLab que têm como proposta uma reflexão sobre padrões e identidades.  Ainda no mesmo espaço, também será possível manipular objetos produzidos na impressora 3D do Made In Space. 

No segundo andar acontecerão as oficinas, tais como:  Impressão 3D na Prática, Robótica para Crianças, Construção de Fliperama e de Moldes Plásticos, Hortas Automatizadas, Oficina de Brinquedos e Oficina de Drones.

Palestras no terceiro andar

A troca de conhecimento continua no terceiro pavimento do PlastCoLab, onde acontecerão palestras com especialistas ligados ao movimento maker.  Entre eles, marcam presença Silvana Bahia, diretora de Projetos da Olabi & Preta Lab, projeto que estimula o protagonismo de meninas e mulheres negras e indígenas no campo da inovação e da tecnologia;  Heloisa Neves, diretora Executiva da Associação Fab Lab Brasil e que lançou recentemente o livro "Fab Lab: a vanguarda da nova revolução industrial";  E a palestrante mirim de 9 anos Manoela Meroti, que empreende desde os 6, vendendo pulseiras de elástico e quadros pintados à mão.

No terceiro andar também serão realizados os Hackathons.  O professor Charles Esteves Lima, diretor pedagógico do Adoro Robótica, e Maria Augusta Bueno, diretora do São Paulo Lab;  Organizarão grupos de até 30 pessoas divididas em times de quatro ou cinco que irão prototipar acessórios em plástico e kits associados ao pensamento maker.

À noite o público também poderá participar de uma obra de arte e tecnologia interativa em escala urbana;  "O Mestre Mandou", de Lina Lopes. A fachada do PlastCoLab apresentará uma sequência de luz e cores;  Que o participante deverá reproduzir com passos em um tablado com botões nas cores correspondentes.  À medida que acertar, passará ao próximo nível de dificuldade.

Para interagir com a obra, bastará postar uma foto com a hashtag da ação: #plasticotransforma.
A atividade estará disponível de terça a domingo, na área externa do PlastCoLab, das 18h às 22h.

Programação:

1º andar
De terça a sexta, das 11h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 18h.
Entre 3 e 17/12: Exposições Hockey de Robôs, Robôs Humanoides, Bonecxs para Todxs, O que é o Plástico?, Imprimindo o Futuro.

2º andar
Oficinas sempre das 14h às 17h.
05/12 (terça-feira): Oficina de Objetos de Plástico com Moldes de Fabricação Digital;
06/12 (quarta-feira): Oficina de Stencil;
07/12 (quinta-feira): Oficina Impressão 3D na Prática;
08/12 (sexta-feira): Oficina de Robótica para Crianças;
09/12 (sábado): Oficina de Construção de Fliperamas;
12/12 (terça-feira): Oficina de Montagem e Pilotagem de Drones;
13/12 (quarta-feira): Oficina de Hortas Automatizadas;
14/12 (quinta-feira): Oficina de Vacuum Forming;
15/12 (sexta-feira): Oficina de Brinquedos em Impressoras 3D;
16/12 (sábado): Oficina de Acessórios em Acrílico com Corte a Laser

3º andar
Palestras e Hackathons
08/12 (sexta-feira) das 15h às 16h: Palestra "Você Ainda vai Ser um Maker", com Heloisa Neves;
09/12 (sábado) das 14h às 15h: Palestra "Maker Inclusivo", com Silvana Bahia;
10/12 (domingo) das 10h às 18h: Hackathon "Educação Maker" com o Professor Charles Esteves Lima;
16/12 (sábado) das 14h às 15h: Palestra "Como Ganhei meu Primeiro Hackathon criando Brinquedo" com Manoela Meroti;
17/12 (domingo) das 10h às 18h: Hackathon "Mobilidade Urbana", com Maria Augusta Bueno.

Serviço:

PlastCoLab

Data: 3 e 17 de dezembro
Horário: terça a sexta, das 11h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 18h.
Local: calçada do Shopping Cidade São Paulo, localizado na avenida Paulista, 1230 - Bela Vista, São Paulo - SP
Quanto: a entrada é gratuita e por ordem de chegada.
Para participar das oficinas, palestras e Hackathons, é necessário fazer uma pré-inscrição pelo site www.plastcolab.com.br.

Sobre o PICPlast

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação plástica.  Baseado em três pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo às exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico, o  PICPlast  também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.  No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem;  Estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma.

Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e plasticotranforma.com.br

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico.  É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas;  Incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016.  Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais;  Localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Sobre a ABIPLAST

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico criada em 1967 representa os setores de transformação e reciclagem de plásticos;  Atuando para aumentar a competitividade dessa indústria.  Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras iniciativas.