20/12/2018

JP Online - 35º Encontro Nacional do Plástico (ENP) prestou homenagens e comemorou avanços do setor

A 35ª versão do Encontro Nacional do Plástico, realizada em 30/11 em São Paulo-SP, no Villaggio JK, revestiu-se de pleno êxito: apesar das fortes chuvas que caíram na cidade naquela noite, cerca de 330 personalidades do mundo empresarial petroquímico/plástico e autoridades governamentais estiveram lá presentes. O Jornal de Plásticos foi representado por seu Diretor, Engº Químico Ângelo R. S. Chagas.

Na ocasião, a ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico celebrou com seus associados, com um jantar de confraternização, os avanços do setor em 2018, embora em meio a um cenário hostil ao plástico.

O diretor-tesoureiro da ABIPLAST, Rogério Mani, fez o discurso inaugural do evento em nome do presidente da entidade, José Ricardo Roriz Coelho. Ele começou dizendo que, após um longo ciclo de recessão, são grandes as expectativas da indústria para 2019, especialmente com a renovação do Congresso - uma oportunidade para levar conhecimento aos novos legisladores sobre a importância social e econômica dos plásticos.

"A imagem do plástico vem sendo agredida por uma parcela relevante da sociedade. Parte do Poder Público incorporou esse discurso sem olhar o problema ambiental e sua complexidade de maneira plena e sistêmica", alertou Mani.

Ressaltou que, para reverter esse quadro, o setor vem fazendo sua parte, e suas principais ações foram lembradas no jantar: a promoção da REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO; o trabalho desenvolvido pelo PICPlast; o lançamento do SENAPLAS Produto; e os preparativos para a nova edição da FEIPLASTIC, de 22 a 26 de abril. Concluindo sua apresentação, Mani foi enfático: "Estamos prontos para os desafios do próximo ano!".

Homenagens no 35º ENP

As homenagens no 35º ENP reconheceram importantes nomes da indústria. Como ocorre em todos as versões dos ENP's, são homenageadas quatro personalidades do setor plástico que se destacaram no ano corrente. A homenagem consiste no recebimento de um troféu. Na foto acima, da esquerda para a direita, estão: Miguel Luiz Rosário Lorenzo, presidente da Bomix e conselheiro da ABIPLAST; representando José Ricardo Roriz Coelho presidente da ABIPLAST e do SINDIPLAST, seu filho Leonardo Alonso Roriz Coelho; Maria da Conceição Tavares, presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Estado do Rio Grande do Norte e integrante da diretoria plena da ABIPLAST; Antonio Domingos Trevisan, diretor-presidente da Cobrirel e conselheiro do SINDIPLAST.

As conquistas do programa "Tampinha Legal" também foram lembradas. O 2° vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul, Edilson Deitos, e a coordenadora executiva do programa, Simara Souza, receberam igualmente uma placa de homenagem.

Resultados do PICPlast em 2018 foram apresentados durante o evento

Além de gerar networking no setor, o encontro teve como um dos objetivos mostrar os principais resultados do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast, uma realização Abiplast e Braskem. Para tanto, foi apresentado um vídeo ilustrativo trazendo os resultados e novidades do PICPlast.

"Completamos cinco anos com a certeza de que estamos no caminho certo. Ao longo desse período, foram R$ 200 milhões de investimentos, distribuídos entre os pilares Competitividade e Inovação, Exportação de Transformados e Vantagens do Plástico. O retorno que temos da indústria reforça a contribuição de todas as iniciativas do PICPlast, construindo uma cadeia cada vez mais desenvolvida e competitiva, capaz de enfrentar os inúmeros desafios do nosso mercado". (Texto extraído do vídeo com as palavras de Edison Terra, vice-presidente executivo da Braskem)

"O PICPlast vem sendo o parceiro estratégico de quem atua na indústria da transformação do plástico. Para os próximos anos, trabalharemos para ampliar ainda mais essa parceria, por meio da promoção de conhecimento e da viabilização de oportunidades de negócios para os nossos associados, a fim de propiciar um mercado robusto, maduro e sustentável". (Texto extraído do vídeo com as palavras do José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST).

A "nata" do setor plástico nacional compareceu ao evento nas belas instalações do Villaggio JK, em São Paulo-SP