Saco de lixo que inativa coronavírus é aprovado em teste da Unicamp

17/09/2020

O portal UOL Viva Bem publicou recentemente uma reportagem revelando que uma empresa brasileira desenvolveu um saco para lixo que tem a propriedade de inativar o novo coronavírus e também outros vírus da mesma classe, como o Sars-Cov-1 e o Mers-Cov. A capacidade antiviral do produto foi confirmada em testes realizados pelo Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que apontou que o material plástico, por meio de uma tecnologia inédita, foi capaz de inativar 99,9% das estruturas de Sars-Cov-2. A previsão da companhia que fabrica o Embalixo Antivírus, nome comercial do saco, é que ele esteja disponível no mercado nas próximas semanas.

De acordo com a reportagem, no momento da fabricação, uma espécie de agente antisséptico é adicionada ao material plástico do produto. O composto age na membrana dos sacos de lixo e envolve o material. Ele tem a capacidade de inativar proteínas e gorduras, quebrando a estrutura genética dos vírus. Isso impede a transição para células humanas e, consequentemente, a contaminação.

A matéria completa pode ser lida neste link: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/08/23/saco-de-lixo-que-elimina-coronavirus-e-aprovado-em-teste-da-unicamp.htm