Plástico mineral é transformado em espuma antichama

22/03/2021

 

 

O site Inovação Tecnológica publicou matéria sobre a descoberta de químicos alemães que conseguiram criar espumas e materiais de baixa densidade usando um material emergente, conhecido como "plástico mineral".

De acordo com a matéria, espumas poliméricas já são usadas como isolantes acústicos e térmicos. Os plásticos minerais são produzidos pela combinação de polímeros tradicionais com aditivos - por exemplo, ácido poliacrílico com carbonato de cálcio. Isto faz com que eles não apenas não peguem fogo, mas tornem-se altamente resistentes ao fogo.

Segundo a publicação, pesquisadores das universidades de Constanza e Stuttgart, na Alemanha, finalmente conseguiram transformar os plásticos minerais em espumas, abrindo caminho para proteções triplas para edifícios e casas - contra ruídos, calor, frio e fogo. Para isso, eles primeiro sintetizaram o plástico mineral na forma de um hidrogel de baixa viscosidade, que permite a injeção de ar, criando bolhas no material.

Para ler a matéria completa acesse:  https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=plastico-mineral-transformado-espuma-antichama&id=010160210308#.YE_mhJ1KjIV