Pesquisa encomendada pelo PICPlast sobre reciclagem de plástico é tema de webinar

15/12/2021

Os índices de crescimento apontados pelo estudo sobre reciclagem do plástico encomendado pelo PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico - serviram de tema para o webinar que contou com a presença de Solange Stumpf e Maurício Jaroski da MaxiQuim, consultoria responsável pela elaboração, análise e consolidação dos dados da pesquisa. A terceira edição da Pesquisa PICPlast mostra que o volume de resíduo consumido pelas recicladoras em 2020 foi 5,8% maior em relação ao ano anterior, o que corresponde a 1,4 milhão de toneladas.

Para Solange Stumpf, sócio-fundadora da MaxiQuim, o amadurecimento dos principais players da cadeia de reciclagem e a intensidade das ações de educação ambiental por parte do poder público também contribuíram para o crescimento dos índices. A consultora acredita que o cenário do mercado está muito favorável para que esse crescimento continue a acontecer: "A pandemia mostrou que o setor está se preparando para evoluir, a partir de maiores investimentos e capacitação. Os dados deixam muito claro que, com o trabalho em conjunto de todos os componentes da cadeia, é possível atingirmos índices ainda maiores, como metas mundiais de 50% de reciclagem mecânica. Sem dúvida, essa meta é factível no Brasil".

Maurício Jaroski também atribui o crescimento dos índices da pesquisa a uma tendência clara de profissionalização da cadeia de reciclagem no Brasil. O diretor de Química Sustentável e Reciclagem da MaxiQuim afirma que a evolução do setor é nítida: "A profissionalização é bastante perceptível em todos os setores já há alguns anos, desde o fornecimento de sucata e aparas industriais até as grandes empresas recicladoras com porte empresarial diferenciado. Isso se reflete nos números e mostra uma consolidação do setor".

Para acompanhar o webinar acesse:

http://www.picplast.com.br/portal/picplast/content/video/Webinar_pesquisa.mp4

Já se você quer ter acesso ao estudo completo clique em:

http://www.picplast.com.br/portal/picplast/arquivos/Indices-Reciclagem-2020-PICPlast-divulgacao-final.pdf