Makers reforçam a importância do plástico no combate à Covid-19

08/05/2020

O Movimento Maker, cultura que aposta na criatividade aliada à tecnologia para criar soluções mais acessíveis e que considera o plástico a principal matéria-prima para seus projetos, tem mostrado o quanto a impressão 3D pode fazer a diferença no combate ao coronavírus. Atentos ao cenário de pandemia que atinge o mundo, makers de todo Brasil se uniram para viabilizar, por meio da impressão 3D, o maior número possível de itens de proteção para quem está na linha de frente do combate à Covid-19, vírus que já contaminou mais de 3,5 milhões em todo o mundo.

Um exemplo dessa cooperação é o grupo Impressão e Prototipagem, que conta com mais de 400 integrantes de todo território brasileiro trocando conhecimento por meio de aplicativo de mensagens instantâneas. Charles Esteves Lima, professor e proprietário do fab lab Adoro Robótica, um dos participantes do grupo, conta que o principal objetivo é discutir sobre melhores práticas para agilizar o processo de produção dos equipamentos de proteção. "Trocamos informações técnicas sobre os elementos à base de resinas plásticas que vamos utilizar e qual o melhor formato para a impressão. Segundo o professor, essa rede conecta polos em cada estado, para que as máscaras e outros itens cheguem a quem precisa.

Além das máscaras de proteção, este grupo trabalha em projetos de impressão das válvulas que compõem os respiradores artificiais. "Tudo o que for possível imprimir em PETG ou PLA, que são os materiais liberados pela Anvisa, nós produziremos". Para fazer parte do grupo basta entrar em contato pelo e-mail charles@adororobotica.com .

Makers contra o vírus - Assim como Charles, outros makers também estão se mobilizando para produzir protetores faciais para profissionais de saúde. É o caso dos Makers Contra Covid-19, um grupo autônomo que se organizou para dar apoio ao combate ao novo coronavírus. Segundo o site dos idealizadores do projeto, o foco é utilizar a tecnologia para suprir o déficit de EPIs de quem trabalha na área da saúde.

Além de enviar protótipos para impressão, protocolos de limpeza e demais orientações para garantir a produção de forma segura, os Makers Contra Covid-19 também atua com voluntários em outras frentes, tais como montagem, logística e distribuição das máscaras, captação de recursos e doações, e divulgação da iniciativa nas redes sociais. Mais informações no site https://makerscontracovid.net.br/ .

Makers e o Movimento Plástico Transforma - A parceria entre os makers e o Movimento Plástico Transforma surgiu quando foi lançada a primeira iniciativa voltada para a sociedade, a instalação interativa PlastCoLab. A ação já impactou mais de 37 mil pessoas e contou com quatro edições, realizadas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília. No espaço, makers locais puderam ressaltar a utilização do plástico, de forma criativa e responsável, em soluções que podem transformar o nosso dia a dia e nosso futuro, desde modernos robôs até hortas automatizadas.