AMBEV instala em São Paulo ponto de coleta de resíduos pós-consumo que remunera diretamente catadores e outros empreendedores

10/09/2021

Foto: divulgação

 

Em consonância com os princípios de economia circular, a Ambev implementou um ponto verde em São Paulo para coleta de materiais recicláveis, dentre eles o plástico, que paga a quem descartou o resíduo lá.

O projeto, que acontece em parceria com a cooperativa YouGreen, tem como objetivo facilitar a remuneração de catadores, cuja fonte de renda é a reciclagem. Para isso, os valores referentes à coleta são depositados em um cartão no momento da troca, que pode ser usado para sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico da cidade.

Nesse momento, o Ponto Verde foi instalado na Barra Funda, bairro da região Oeste da cidade, mas a Ambev já tem planos para inaugurar uma unidade na zona Norte da cidade até o final deste ano. Todo o resíduo coletado é direcionado à YouGreen Cooperativa, que conta com um modelo de eficiência operacional e geração de postos de trabalho.

Para Roger Koeppl, fundador da YouGreen Cooperativa, o Ponto Verde é uma alternativa de geração de renda, por meio da valorização dos materiais recicláveis a um preço justo. "Esse projeto foi criado como uma possibilidade de aumento de renda para catadores e pequenos empreendedores. Com a ampliação dos locais na cidade, a YouGreen conseguirá beneficiar um maior número de pessoas e recolher uma grande quantidade de materiais poderá voltar para a indústria, fomentando a economia circular", explica.

Leia mais aqui.